segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Adaptação das plantas suculentas.

Sempre pensamos que as plantas suculentas pertencem e se desenvolvem em ambientes desérticos, muito quente e seco, vale lembrar que algumas espécies crescem em territórios com características ambientais completamente diferente dos desertos, tantas espécies estão presentes nas florestas, locais em que a seca é inexistente. Então é correto afirmar que as plantas suculentas são vegetais com
características específicas que além de suportarem o calor das altas temperaturas e a falta de
água, possuem uma grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
Mesmo que a origem da grande maioria das espécies seja de zonas como a América do Sul (todas as cactaceas) e Sul da África (nas zonas desertas africana, por exemplo, estão presentes as Aloaceas, Asclepiadaceas e Euphorbiaceas), as suculentas estão difusas na natureza de quase todo o planeta. No Madagascar e nas Ilhas Canárias, por exemplo, existe a presença das Euphorbias, enquanto na Europa encontramos tantas espécies de Sedum e Sempervivum, principalmente nas áreas montanhosas.
As diferenças dentro deste enorme grupo de plantas não é somente a capacidade de se adaptar as condições climáticas das áreas onde estão presentes. Mas, a grande capacidade de adaptação fez com que elas desenvolvessem mutações, formatos e características diferentes na sua estrutura, muito diferente das outras espécies de plantas.
Um grande exemplo são as espécies epífitas (os géneros Epiphyllum, Hilocereus e Rhipsallis) que crescem e se desenvolvem sobre outras plantas. Isso ocorre muito no interior das florestas onde tem pouca luz e pouco ar, as epífitas concorrem com outras espécies de plantas. As plantas epífitas não são parasitas, mais são plantas muito inteligentes que usam outras plantas como suporte e apoio para sobreviverem.
Você já parou pra pensar que a flor de maio que temos em casa plantada em um vaso na natureza ela vive de outra maneira?? sem substrato?? e agarrada nos galhos de uma árvore??
Depois deste exemplo das epífitas é absolutamente indiscutivel a originalidade das plantas suculentas com relaçao a capacidade de adaptação.

Exemplo de uma suculenta epífita plantada em vaso, Schlumbergera truncata:



Obrigada pela leitura,
Fran natura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Custom Search