terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Plantas suculentas cristatas!

As plantas suculentas assim como outros tipos de plantas podem apresentar anomalias na sua formação durante o crescimento e uma dessas anomalias é conhecida como fasciação (cristata) onde a planta começa a crescer de forma desordenada.
As plantas cristatas não crescem de forma simétrica mais sim que em forma de leque, bagunçada em forma de crista de galo ou também chamada "monstruosa".
A forma cristata pode acontecer em centenas de espécies de cactos e suculentas e não é uma doença, é apenas uma anomalia genética.
Essa anomalia é algo que pode acontecer com pouca probabilidade e quando acontece nos da um lindo resultado, pois os cactos e suculentas na forma cristata são especiais e muito diferentes do que costumamos ver. Além de serem muito desejados pelos colecionadores assim como as espécies variegatas porque são mais dificeis de serem encontrados a venda.
O nome cristata vem logo após o nome da espécie original, por exemplo, Stapelia leendertziae na forma cristata o seu nome passa a ser Stapelia leendertziae cristata.
Falando um pouco da propagação dessas espécies, elas podem ser facilmente reproduzidas a  partir de uma planta já cristata através de estacas sem nenhuma dificuldade.
Quanto aos demais cuidados, são os mesmos que temos com todas as outras espécies de suculentas.
Vale a pena lembrar que as espécies na forma cristata podem regredir a forma original da espécie ao longo da sua vida. E uma planta suculenta normal pode começar a crescer de forma anormal.
                      Segue abaixo algumas fotos das minhas espécies que apresentam essa anomalia. 

Aeonium tabuliforme cristata



Pachyphytum compactum cristatus



Stapelia leendertziae cristata




VEJA O VIDEO:

 E não esqueça de conferir a loja online de vendas de sementes de cactos, suculentas e Adenium obesum:
www.shopfran.com.br
Obrigada
Fran natura

Um comentário:

  1. Elas são lindas e exóticas !
    Adorei a explicação, esclareceu várias dúvidas 😉
    Obrigada Fran 😘💋💋💋

    ResponderExcluir

Custom Search